YOGA e SURF


 Aloha!
Surf e yoga são disciplinas completamente diferentes,pelo menos á priori assim se afiguram.No entanto uma visão mais aprofundada mostra-nos que as difrenças não são assim tantas,podendo eventualmente serem modos de vida que se complementam.Ambos integram o praticante na natureza.Tanto o surf como o yoga trazem o praticante para o momento presente,vivenciando-o com uma total entrega.O yoga intensifica a experiência do surf.A relação com o mar é fortalecida pondo o praticante em plena sintonia com a envolvência cósmica.







A "meditação dinámica"que o praticante experimenta,desde que apanha a onda até esta acabar,pode ser fortemente ampliada através da aplicação das técnicas do yoga ao surf.
A aprendizagem e o rendimento do surf torna-se altamente produtivo através de:

-Um aquecimento direccionado a um melhor desempenho no mar.A flexibilidade e a capacidade de alongamento muscular são aprimorados,evitando lesões e câímbras.Há um aumento da força e resistência muscular,sem no entanto se dar aumento no tamanho do musculo, evitando a hipotrofia muscular.Também a consciência corporal,que proporciona maior rapidez de reflexos,e o equilibrio são trabalhados e adquiridos através de posturas especificas,os asanas.
                                                              
-Pranayama(respiração yogue).A capacidade cardio-respiratória é ampliada através destes exercicios.A capacidade e resistência pulmonar são aumentadas,resultando numa remada mais forte e num aumento de confiança.A concentração e tranquilidade são ampliadas e dirigidas através da respiração,evitando situações de medo ou pânico em situações de mar grande,o shop arrebentar etc.
Tambem o calor ou frio no corpo podem ser aumentados ou reduzidos através de pranayamas(respirações)especificos.


-Exercicios meditativos e de concentração que atuam na redução de ansiedade,coordenação motora,tranquilidade na escolha de ondas e diminuição de erros,aumento de foco ,e a consequente "melhor leitura de mar",que se traduz num maior número de ondas apanhadas por surfada.
-Exercicios de visualização e mentalização.São o meio mais eficaz para surfar da forma que idealizamos.

Tambem depois do surf existem cuidados a ter,físicos e mentais,que devidamente executados,além de relaxar todo o sistema muscular deixando o praticante completamente restabelecido para as actividades do dia-a-dia ou para a proxima surfada,prolongam o sentimento que se traz do surf,cuja melhor defenição,a meu ver,continua a ser o Americano"stoked".
A aplicação destas técnicas,milenares,do yoga ao surf são uma combinação poderosa.Tanto uma disciplina como outra,separadamente,são uma potente ferramenta ao nosso dispor que têm o poder de nos fazer acessar a um tipo de felicidade impossivél de descrever a quem nunca fez surf ou praticou yoga

Vinte anos de experiência no surf aplicados a milhares de anos de técnicas yogues são a proposta que aqui deixo.O teu surf vai mudar assim como a tua vida.
O meu contacto está neste mesmo blog na pagina "aulas". 
                                                                                                                           Namaskar

1 comment:

  1. a small insight ,and old also, about the influence that yoga produces on surf and the influence that surf does on yoga.
    They are great tools to ,with discipline, work ourselves.
    Namaste

    ReplyDelete