Cultural e Socialmente um dos mais crassos enganos a que o ser humano está submetido desde que nasce é o de que- sózinho não consegues mudar o Mundo.Não é assim que nos costumam dizer?E não é por mal,é porque também já foram submetidos a essa falácia e acreditam piamente nela.
É mentira.
Na verdade a única coisa que têns poder para mudar é a ti próprio,mas nesse simples acto(simples não é sinónimo de fácil) estás a mudar o mundo.Acredita nisto.É a única coisa que se te pede,é que efectues essa mudança em ti próprio.E como dizia esse meu amigo permacultor e surfista, se no processo de mudança trouxer alguns atrás de mim,tanto melhor.E trazes.Mesmo não abrindo a boca sobre mudança,consciência,grandes doutrinações etc,só o facto de mudares,muda o foco,a prespectiva a consciência de todos e tudo o que te rodeia.Lanças sementes,que mais cedo ou mais tarde acabam por brotar(lá estou eu com a permacultura).Até porque se ,não for pelo exemplo,as palavras,os discursos, são enfiados dentro de contentores culturais ,como os greenpeaces,ou os do yoga, os verdes,ou os marxista/leninista etc,etc, que o sistema cooperativista criou e defende com unhas, dentes, polícia e exército,aparecendo nos mídia como bandos de hippies,fumadores de drogas que não têm mais nada para fazer.
Praticamente todos os seres humanos acreditam que um mundo pacífico seria um melhor sítio para se viver (pacifismo não é violão, chinelos,lama e cogumelos-Vegeterianismo,Permacultura,por ex., é pacifismo,ahimsa), e muitos de nós,até ardentemente,desejam essa mudança de paradigmas,que resultaria na paz planetária,mas dificilmente nos responsabilizamos por começar em nós as mudanças necessárias para que isso se torne uma realidade.Estamos á espera de apanhar o comboio,já em andamento.
Não podemos ficar a espera que outro começe o que já estamos dispostos a fazer,até porque o outro pode estar a espera do mesmo.
Não é possivel mudar,seleccionar o que serve e o que não serve de tudo o que temos armazenado no nosso psiquismo, de um momento para o outro;Mas fazendo o possivel hoje, amanhã estou a fazer aquilo que hoje era impossível.Não foi isso que fizeram personagens como Jesus Cristo,Sidartha Gautama(o buda),Gandhi,Martin Luther king,Aristides Mendes e tantos outros incógnitos.? Ou achas que eram "super homens"?Não eram,tornaram-se"super homens"quando entenderam que a realidade é o que fazemos dela,e responsabilizando-se pela sua parcela,agiram.Foram todos homens de acção e paz.
O amigo leitor está a pensar:"ok.mas como é que isso se faz?"
Vais ter um aliado, a própria vida,que se vai encarregar de te colocar onde, e confrontar com, o que necessitas.E nós ai ,só temos de então agir considerando,a nossa própria evolução,e o melhor para a evolução geral ,numa escala progressiva de grandiosidade.Um exemplo prático:não vou fumar um cigarro num ambiente fechado porque:prejudico a mim próprio,prejudico os presentes,prejudico o planeta poluindo-o,o planeta fora da sua harmonia natural desarmoniza todo o cosmos e por ai vai.E ainda não estou a contribuir através da tabaqueira nacional,para um sistema caduco e falido que em lugar de cuidar dos cidadãos,os vicia,acabando-lhes com a saúde, em nome da saúde financeira.
É aplicando esta linha de raciocínio perante as situações, que tomamos em mão a quota parte de responsabilidade consciente que temos de assumir.Já.Isto não é uma brincadeira,o planeta está em risco de colapso,de faltar água(existem zonas,méxico por exemplo,em que a água ja está racionada e condicionada a determinados horários)de faltar alimento(de tanto vermos gente faminta nos mídia já ficamos insensíveis a este argumento,pois é,é o poder dos mídia)etc,etc,etc.
Já paraste um pouco para pensar nisto?Em todos os etc. etc.?Já pensaste que o poder do cooperativismo é tal(do qual os mídia são um instrumento) que não há uma cara que consigas associar a isto?A não ser os desgraçados de plantão que são atirados para a fogueira (pôem-se a jeito) como kadafhis e companhia,no sentido de "acalmar os ânimos"e desviar as atenções de onde reside o verdadeiro problema.
Ninguem vai tratar deste problema,a não ser tu,individualmente,mudando tua forma de estar,pensar,agir,tornando-te verdadeiramente consciente.
Como diz uma máxima na permacultura,e também em outros ambientes:tenho o dever inato de me responsabilizar por mim,pelos meus filhos e pelo Mundo!
Bora lá não têns coragem?