Saturday, July 2, 2011

YANTRAS



     O PODER UNIVERSAL DOS YANTRAS

SHAKTI YANTRA

Yantras são figuras geométricas elaboradas a partir de elementos lineares, que representam de uma forma sintética,as energias do mundo natural.Acredita-se que sejam ideogramas,a partir dos quais a escrita  deriva.Yantras são as bases necessárias a todas as representações simbólicas,assim como as imagens,formas sagradas,altares, arquitetura sagrada,templos e gestos rituais.
Yantra significa literalmente suporte(yan) e instrumento(tra).Podem e são utilizados como ferramentas,suportes(instrumentos) altamente eficientes para contemplação,concentração e meditação.O yantra da-nos um ponto de focagem, que é uma janela para o absoluto. Quando a mente se concentra no yantra as flutuações mentais,os vrittis ,abrandam,podendo eventualmente parar por completo.Através da visualizaçáo geométrica,em certas meditaçoes yantricas  avançadas,é possivel atingir o estado de união com o poder do Universo.
O yantra é uma representação microcósmica do macrocosmos.São portais interdimensionais.
Os yantras representam fontes energéticas ou divindades.Através da concentração num yantra sintonizamo-nos com a energia nele concentrada,podendo utiliza-la para diversos fins,tais como melhorar a nossa vida em determinados aspectos ou puramente para crescimento espiritual.
Todo o design de um yantra,uma construção que obdece a determinadas regras,transporta-te o globo ocular para o seu centro,ocorrendo frequentemente a simetria completa entre ambos.
 Podem ser construidos em papel,madeira,metal,terra ou podem ser tridimensionais.Ao que parece todo o sítio é um bom sítio para construir um yantra.Com um toque de matrix, não resisto á tentação de convidar o amigo leitor a olhar em seu redor e descobrir que tudo o que vê, através do seu yantra ocular ,são formas geométricas e yantras vários.
A energia das formas é a idéia que envolve todo conceito dos yantras.De cada forma geométrica emana uma frequência energêtica especifica,isto quer dizer que temos então várias frequencias energêticas assim como os poderes associados a elas, circunscritos pela forma do yantra, á nossa disposição.É um manancial de poder enorme que o universo nos oferece e que conscientemente utilizado pode acelerar a nossa evolução espiritual grandemente.Por exemplo o triângulo isosceles têm o poder de fazer com que a carne não apodreça,simplesmente seca,sendo esta a razão de os faraôs egipcios serem sepultados nas famosas pirâmides.
Quando focamos um yantra, a nossa mente automáticamente se sintoniza com a energia da forma contida nele,e o yantra,por sua vez, conecta-nos com a energia por ele representada.È um intremediário.Basicamente é uma chave secreta que nos conecta com as energias positivas do Universo.Abrindo um pequeno e rápido parênteses,vivemos num mundo de dualidades, portanto o que serve para a luz também pode ser utilizado de outra forma.A energia é neutra,ela simplesmente é. Somos nos que temos o poder de a desviar,utilizar como queremos,conferir-lhe atributos. Esse é o principio da magia, que pode ser branca ou negra,e fechamos aqui parentêses.
Frequentemente os yantras podem colocar-nos em contacto com energias extremamente elevadas que são de uma ajuda inestimável no nosso caminho espiritual.
Então os yantras são antiquissimos designs geométricos,imagens sagradas que servem de portal para diferentes mundos de luz.
SHRI SHRI YANTRA
Focar a mente num yantra vai-nos fazer conectar com os mundos luminosos por ele representados,e nele contidos,trazendo felicidade e claridade para nossa vida.
A meditação yantrica começa por nos concentrarmos no centro da imagem,no ponto central chamado bindu.Quando os pensamentos começarem a ir e vir descontroladamente,reforçamos o nosso foco no centro do yantra,se necessário podemos concentrar-nos no fluxo da respiração,paralelamente á concentração no bindu, dando assim algo á mente para se entreter.Há medida que a mente vai acalmando vamos extendendo a nossa atenção até atingirmos as linhas limítrofes,tendo agora como ponto focal todo o yantra.
Eventualmente,chegaremos á visualização de todo o yantra,de olhos fechados.Mesmo de olhos fechados,tambem poderá acontecer com os olhos abertos,apôs uns quantos minutos de concentração sobre o yantra,iremos notar que as linhas dentro dele parecem mover-se.Isto não é simplesmente cansaço,estamos a aprender a ver num outro plano de consciência(é prefeitamente destinguível o cansaço e isto que estou a descrever).
De olhos fechados e depois de uns minutos de concentração,ouve e repousa sobre o silêncio da eternidade.É uma prática extremamente restauradora.
Existem outras formas de meditação com yantras,nomeadamente de fora para o centro, para o bindu,sendo chamada de meditação de concentração.A que foi aqui resumidamente descrita é uma meditação de expansão,do centro para fora.Depende de o que queiramos trabalhar.
É interessante notar e reflectir sobre o facto de que no centro das localidades,no bindu,está sempre colocada uma igreja,a morada de Brahman.  
                                                                                          OM TAT SAT


No comments:

Post a Comment