Thursday, November 10, 2011

OS FUNDAMENTOS DO ASHTANGA VINYASA YOGA

O Ashtanga vinyasa yoga,ensinado por Shri Pattabhi Jois,é baseado num antigo manuscrito chamado yoga korunta,redescoberto,ou melhor redesvelado, pois as condições de como o documento foi parar as mãos de shri Krishnamacharya,o guru de Pattabhi Jois, estão envoltas num mistério que toma formas místicas.
Crê-se que o manuscrito contêm um sistema de hatha yoga que corresponderia á prática prescrita por Patañjali,integrando os oito angas da sua codificação,os yoga sutras.
Esta é a razão da correspondência nominal,Ashtanga yoga, entre as duas abordagens.
O manuscrito descoberto no ínicio do sec.XX foi decifrado e organizado por Shri Krishnamacharya nos anos 30,tendo este pedido posteriormente aos seus díscipulos que ensinassem e difundissem o yoga,assim como o seu guru o tinha levado a fazer (um pedido de um guru é uma ordem).
O yoga passava por uma fase de esquecimento e descrédito,sendo olhado pela própria sociedade Indiana e seus proeminentes jovens,como coisa antiga,obsoleta,de um tradicionalismo obscuro,olhando-se para a ciência,a observação e comprovação ciêntifica como o futuro,a modernidade.
A mãe Índia vinha de um colonialismo britânico opressor, que como manobra política de colonização e controle, tentou acabar com todas as formas de pensamento e expressão Hindus.
No auge da loucura tentou-se reescrever a história,contratando historiadores mercenários,que se prestaram ao serviço de desacreditar as escrituras milenares hindus,como o Rig Veda por exemplo,chegando-se ao ponto de a administração inglesa dar ordem de execução dos praticantes de medicina Ayurvédica,ciência que sobreviveu graças á protecção,camufulada,dos príncipes,rájas e maharájas Indianos.
Era portanto urgente restaurar a cultura dos Bharatas,e o yoga era transversal a toda essa cultura.
Deste yoga korunta sairam várias abordagens em relação á prática original,sendo que o Ashtanga vinyasa yoga é uma delas.
Fica então a intrepertação do yoga korunta,nas próprias palavras de shri Pattabhis Jois.


 

No comments:

Post a Comment