Saturday, August 13, 2011

KRISHNAMACHARYA,O YOGA DO YOGI


Tirumalai Krishnamacharya,nascido em 1888 no seio de uma família brahmane,a casta sacerdotal hindu,no estado de Mysore no sul da India,é conhecido como o mestre dos mestres,no sentido literal da frase,e diga-se justamente,com muita propriedade.
Sem nunca ter saido da Índia (algo intolerável a um brahmane),influenciou o yoga de todo o globo,sendo mesmo muito provável que o yoga que o amigo leitor pratica,tenha as suas bases firmadas nos ensinamentos deste sábio.
Pattabhi jois,criador do Ashtanga vinyasa yoga e de onde derivou o power yoga,B.K.S. Iyengar,fundador do estilo Iyengar yoga,Srivatsa ramaswami,criador do estilo vinyasa yoga e de onde derivou o vinyasa flow,Indra Devi responsável por ter levado o yoga para Hollywood,Desikachar,são alguns dos mais famosos mestres,alguns destes ainda vivos,discípulos de Krishnamacharya.

Krishnamacharya,cuja família de tradição Vaishnava(Vishnu e Lakshmi são as divindades principais) era descendente do sábio Nathamuni, alega ter tido aos 16 anos,ao visitar  o santuário erigido ao seu antepassado,Nathamuni em Alvar Tirunagari,uma experiência transcendental onde o próprio sábio Nathamuni lhe apareceu e lhe passou,através de entoação um texto perdido há mais de mil anos,o Yogarahasya (essência do yoga),e que Krishnamacharia mais tarde escreveu de memória,sendo este a base de todo o seu trabalho e consequentemente do trabalho desenvolvido posteriormente por seus discípulos.
Krishnamacharya estudou e dominou todos os sistemas filosóficos da Índia.Gabava-se de através da retórica ser capaz de convencer,fosse quem fosse o indivíduo,de algo para no momento seguinte o convencer exatamante do contrário.Formou-se professor,dominava gramática sânscrita,Ayurveda,astrologia,música,várias linguas (12 linguas oficiais da índia),contudo a sua questão não eram títulos ou louvores,mas sim a sabedoria.
Essa busca pela sabedoria leva-o em 1916 ao Tibete,a procura do seu guru,Rama Mohana Brahmacari,que acabaria por encontrar apôs uma longa viagem pelos Himalaias,a porta da caverna que iria ser a sua casa nos proximos sete anos,em Manasorovar.
O yoga,que na sua visão pertencia a Deus,preencheu por completo o seu aprendizado durante a estadia com o seu Guru.Desde que foi aceite como discípulo,apôs ter sido testado o seu comprometimento com o ensinamento (de várias formas segundo reza a história),afirma ter dominado mais de 3.000 asanas,pranayamas,desenvolveu vajrakaya (corpo de diamante), e entre diversos sidhis (poderes) parava completamente a pulsação parando voluntariamente o coração por mais de 2 minutos.
Em troca de seu aprendizado,seu guru R.M.B.,fe-lo prometer que dedicaria a sua vida ao yoga,difundindo seus ensinamentos.
De volta á Índia recusa várias propostas de emprego acadêmico, assim como a solicitação de se tornar pontífice Vaishnava,cumprindo assim a promessa feita a seu mestre.Dizia ele:se não cumprirmos com as promessas feitas aos deuses o nosso guru é capaz de nos ajudar,agora se não cumprirmos as promessas feitas ao guru ninguem poderá nos ajudar.
No cumprimento da sua senda dedicada ao yoga retorna a Mysore onde o rei Maharaha krishnaraja, encantado com sua sabedoria, lhe dá a hipotese de leccionar yoga para toda a família real,abrindo-lhe inclusíve uma yoga shala (escola de yoga),onde Krishnamacharya poderia promover o yoga e seus beneficios a toda a gente do reino.
Krishnamacharya aqui casou,e aqui recebeu como discípulos alguns dos mais reverenciados mestres dos nossos dias.Escreveu diversos livros,deu inicío ao que hoje se chama yogaterapia,refinou pranayamas,bandhas,adaptava os exercicios do yoga as diferentes necessidades das pessoas numa abordagem personalizada,utilizou o conceito do que se chama hoje de props (blocos etc),introduziu as posturas compensatórias,rompeu com os dogmas vigentes ensinando yoga as mulheres (grávidas inclusíve),concebeu pranayamas com foco na longa inalação e exalação associando-os aos asanas acrescentando-lhes ainda visualizações e meditação.
O pranayama foi aliás crescendo em importância ao longo de sua vida,chegando mesmo a deixar de fazer asanas para se dedicar completamente á arte da respiração.Nas suas próprias palavras "Inala e Deus aproxima-se de ti,retém a inalação e Deus premanece contigo,exala e aproximas-te de Deus,retém a exalação e entrega-te a ele."
Krishnamacharya e a yoga shala eram "patrocinados"pelo rei de Mysore,e por isso,conjuntamente com as suas convicções mais profundas,não era remunerado,o que com a indepêndencia da Índia o colocou numa situação dificil,pois o rei perdeu os seus poderes e a shala teve de ser fechada por falta de renda.Tinha então 62 anos,5 filhos,mas também tinha a benção do seu guru.
Surgiram então convites para leccionar,e passado um tempo já existia trabalho para recusar.
Nesta altura muda-se para Madras onde continuou a aprefeiçoar o método de ensino (o que fez até ao fim da vida) que administrava ao número crescente de alunos atraidos pela fama que ganhou,tanto por seus próprios livros como pelos livros escritos por seus discípulos que lhe rendiam homenagem como guru,não obstante de o caracterizarem como "um homem bom,duro,um homem perigoso" e "o ditador de Mysore".
Desikachar,discípulo e filho de krishnamacharya,por gratidão aos ensinamentos de seu pai,fundou em 1976 o KYM -KRISHNAMACHARYA YOGA MANDIRAM-,cuja missão é a de espalhar o legado de seu pai,o yoga.É uma instituição sem fins lucrativos,reconhecida pelo governo indiano como entidade pública beneficiente.
krishnamacharya faleceu aos 101 anos de idade,em 1989.

O facto deste sábio,profundamente versado em todos os sistemas filosôficos  elaborados num canto do mundo onde a preocupação em responder as perguntas : "de onde vim?" "quem sou eu?" e por ai vai,já existir,inclusivé com escrituras perdidas na antiguidade dos tempos,quando ainda o resto do globo se preocupava com o pastoreio,como dizia,o facto de este sábio ter dedicado a sua vida ao yoga e ao seu ensinamento em detrimento de todos os demais sistemas,deveria ser algo de profunda reflexão, por nossa parte.
                                                                   OM TAT SAT



1 comment:

  1. Does your site have a contact page? I'm having a tough time locating it but, I'd like to shoot you an email.
    I've got some recommendations for your blog you might be interested in hearing. Either way, great website and I look forward to seeing it improve over time.

    Feel free to surf to my blog :: Pérolas
    Also see my webpage > Como Perder Peso

    ReplyDelete