Thursday, January 5, 2012

A CONQUISTA DOS "ASANAS"

Doutor Sivananda,médico por formação e swami por vocação, numa prática de yogasanas.
Com mais de 300 livros publicados,obra transversal a toda a cultura Bharata,este senhor junta o conhecimento da medicina clássica ao conhecimento,profundo da fisiologia sutil(chakras,prana,nadís,etc).
E agora quem é que lhe vai dizer "ó doutor essa asana está mal,endireite as costas.....ó swami olhe essa barriga para dentro....).
A simples presença silenciosa de um Jivanmukti emana sabedoria e ensinamentos por todo lado;Doutor swami Sivananda a deixar-nos o seu ponto de vista,ruidosamente silencioso,acerca da crescente tendência á standartização dos asanas a que assistimos nos dias que correm.
Não é difícil encontrar professores e praticantes extremosos empenhados numa execução levada ao extremo do detalhe,em poses de grande plasticidade e corretamente fotogênicas,fazendo lembrar uma bolacha dentro de um pacote de bolachas,que por sua vez está dentro de uma caixa de pacotes de bolachas,num armazém apinhado de caixas de pacotes de bolachas,esquecendo-se que os corpos são diferentes,assim como diferentes são as necessidades de cada um nós,empenhando todo um trabalho interior em prol de um estéticismo estéril e muitas das vezes forçando o corpo até a lesão. 
Evidentemente que este não é um ponto de vista que convide ao desleixe,como aliás transparece através da foto,mas sim um convite á inteligência esforçada,que nos premite ultrapassar barreiras e limites,desapegadamente,aproveitando os benefícios do"Trikonasana possível" e aproveitando as precepões que o"Trikonasana impossível" trás agregadas,para que através delas possamos empreender o trabalho mental que se nos dá a conhecer fisicamente.
A outra solução passa por sairmos irritados da prática porque não executamos o "Trikonasana"como nós ou o professor queria,sinónimo que estamos a fazer ginástica ou mero exercício físico.
Desapegadamente e com uma prática diária o "Trikonasana" vai ser executado na perfeição,mas isto implica que já estejamos a fazer yoga,caso contrário por mais plasticidade ou visualmente agradável que seja o asana,não é yoga.
Será assim tanto de pasmar a existência de campeonatos de Asanas ou a vontade de os tornar modalidade olímpica,se conseguimos tornar um asana numa disputa de nós para nós? 

Swami Sivananda entrou em Mahasamadhi nos anos 60,a sua visão silenciosa sobre um assunto da atualidade,é portanto anterior a essa data.

No comments:

Post a Comment