Saturday, June 6, 2020

Sabes se o que estas a praticar é yoga?

Escrevi um pequeno ensaio em 2012 "gato por coelho" sobre a questão de se ficar habilitado e certificado como instrutor de yoga num curso de fim de semana,ou seja em dois dias é suposto dominarmos uma filosofia milenar.

Constato no entanto que em 8 anos que as coisas não melhoraram,aliada ao facto de os instrutores de yoga se multiplicarem como cogumelos,junto a minha experiencia pessoal de ter continuado os meus estudos sobre yoga afincadamente desde 2012 (muito antes mas sem tanto foco),altura que deixei de ensinar porque precebi que necessitava era de aprender,e ainda hoje muito pouco sei para ensinar. O yoga parece ter-se tornado um sinónimo de acrobacia e acrobatas,especialistas em posturas,no alinhamento correto da mesmas e na elasticidade corporal esquecendo,ou não sabendo,que uma prática de yoga ambiciona transcender os nossos corpos mais fisicos ( fisico,emocional,mental) e que os asanas são a parte menos importante no yoga,existem inclusivé mestres que nem os consideram yoga.

Na verdade teriamos melhores resultados, no que concerne ao yoga, simplesmente sentados a praticar os bandhas do que a fazer uma das aulas de yoga que abundam por esse mundo afora com foco nas posturas,por mais estéticas que sejam.

O mais importante que se faz no yoga não se vê!

No fim destas aulas de exercicio fisico exotico faz-se um relaxamento e o mais importante, como a restrição dos sentidos,a concentração e a meditação explicam-se a algum aluno mais afoito como angas (partes) que só mais tarde podem vir a ser ensinados e introduzidas,no maximo faz-se um pranayama básico e acabou a aula,yoga agora só na proxima aula porque ninguem explicou aos alunos que yoga pratica-se ao segundo.

Os primeiros angas (yamas e nyamas) do yoga,esses,nem são mencionados pois como induzem a uma conduta exemplar podem afugentar os fregueses.

Perguntem aos vossos instrutores de yoga que tipo de yoga é que estão a praticar,que darshanam (filosofia) a pratica usa como pano de fundo,se é hatha yoga,se é tantra e se o hatha é tantrico,se é raja yoga,o que é ashtanga yoga e o que significa e depois tirem as vossas conclusões.

O yoga é um processo de interiorização gradual,todas as verdadeiras práticas foram codificadas para te levarem gradualmente para dentro de ti,do self,para te ires interiorizando até a altura da prática onde todo o trabalho feito atinge o seu climax com um estado meditativo o mais profundo possivél,portanto se na tua escola têns musica,insenso,circulos com as mãos dadas etc, não estás a praticar yoga,porque os sentidos são atraidos para essa exterioridade,inerente á matéria,em lugar de se recolherem.

Além de tudo isto se estás contente com a tua prática e instrutor o meu concelho é que continues,porém sabendo que não é yoga que estás a praticar.

Deixo no entanto algo para reflectir, sabendo que só começamos a praticar yoga a sério sózinhos,depois de aprendermos as bases com um guru,numa escola ou sampradaya, existe sempre uma altura que o Guru diz ao chela (discipulo): De tanto te amar,liberto-te.
om tat sat

No comments:

Post a Comment