Existem vários caminhos para alcançar o estado de yoga.Raja yoga,Hatha yoga,Bhakti yoga,Karma yoga,Kundalini yoga,Nada yoga,Mantra yoga,Kriya yoga,e por ai vai.
O ponto de viragem da exportação do yoga do solo indiano para o ocidente dâ-se em 1893 num congresso de encontro de religiões do mundo,na América do Norte,mais própriamente em Chicago,onde o ainda jovem swami Vivekananda,com apenas 30 anos,discípulo de sri Ramakrishna,o grande santo indiano com fama de louco,impressiona o ocidente com a profundeza e convicção das suas palavras.A eloquência de swami vivekananda, aliada ao conhecimento praticamente nulo do ocidente em relação á profundidade do pensamento filosófico/religioso do oriente ,resulta num legítimo interesse em redescobrir o oriente.
Darshana,refere-se a "ponto de vista".São seis as escolas filosóficas,ou Darshanas,do hinduismo dito tradicional:-Sámkhya -Védánta -Yoga -Nyáya -Vaishêsikha - Purva Mímánsá ou Uttara Mímánsá,e derivadas destas linhas tradicionais do pensamento hindu,são amplamente conhecidos os pontos de vista das escolas Jainas e Budistas,entre outras,que o tempo se encarregou de atribuir menor expressão.É um enorme mundo novo,cultural,social e filosóficamante apaixonante que de repente se apresenta ao ocidente.É um conhecimento sem limites
A Sociedade Teosófica,localizada inicialmente na cidade de Chennai,no sul da Índia e que nos remete para Madame Helena Blavatsky sua fundadora,foi outro elemento de capital importância para a divulgação do yoga no ocidente,assim como para o entendimento da espiritualidade no sentido universal.Esta figura mítica,ainda inspira hoje em dia os trabalhos de vanguarda que se fazem em centros espirituais de elevado método,como é o caso de Fazenda Figueira.
Ramana maharshi,que instigava os seus discípulos a se questionarem constantemente "who am i ?"fazendo dessa pergunta a base de todo o seu ensinamento,e por isso ficou conhecido como:"o guru do jnana yoga",e sri Aurobindo,criado em Inglaterra com formação universitária em Cambridge e mais tarde,prisioneiro político na Índia colonial Britânica,foram outros dois sábios indianos que influenciaram o ocidente.Sri Aurobindo é um dos primeiros a falar em síntese,instituindo o yoga integral.
Gandhi com a sua proposta de ahimsa (não violência) e satya (verdade a qualquer custo),assim como a amplitude de seu trabalho na consciência mundial,não precisa de apresentação.Quando ainda advogado na África do Sul é profundamente influenciado por um livro de swami Vivekananda,Raja yoga, um comentârio aos Sutras do Yoga,de Pañtajali.
Outro marco na exportação do hinduismo e do yoga do solo indiano, prende-se com a vinda de swami Paramahansa Yogananda para a Ámérica,tendo o seu livro,"Autobiografia de um yogue",editado em 1946,apaixonado de vez o ocidente.É um daqueles livros mágicos.
O yoga e o hinduismo continuam a sua marcha para o ocidente,marcando presença inclusivé em partes mais obscuras da história,como no caso da II grande guerra em que tanto o mito ariano (arya significa nobre em sânscrito)como a suástica nazi (a swastika é um símbolo sagrado do hinduismo) foram importados da cultura hindu pela Alemanha nazista.
Da segunda metade do sec.XX até aos dias de hoje grande parte do yoga que se pratica além Índia deriva de dois grandes mestres de tradição vedântica,swami Sivananda,um médico que se torna renunciante e involuntariamente,devido ao crescente numero de pessoas que se ia instalando ao seu redor,funda um ashram(mosteiro)nos himalaias,de onde partem díscipulos em serviço ao seu mestre para as Américas,Canadá,Europa...(o swami que aparece nas filmagens do woodstock pertence a esta linhagem,swami satchidananda)e swami krishnamachárya,um brâhmane austero que é o responsável pelo uso do yoga como vertente medicinal e terapêutica(chikitsa yoga ou seja,yoga terapia),de forma autónoma,e não como a natural decorrência,do grande propósito yogue,a reintegração cósmica do índividuo.
Como guru Krishnamachárya teve vários díscipulos que se tornaram famosos mundialmente:Indra devi,uma ocidental que leva o yoga para hollywood,onde as estrelas de cinema lhe conferem uma aura de prestígio.
B.K.S. Iyengar que se notabiliza por desenvolver um método que utiliza materiais auxiliares na execução dos asanas e pranayamas.São cintos ,blocos,almofadas,cadeiras,armários...o que lhe granjeou a alcunha de "o mestre dos móveis",álem de uma legião mundial de seguidores.
Desikachar,filho de Krishnamachárya,que dando continuidade ao trabalho de seu pai,adota um estilo,Viniyoga,que basicamente consiste numa aproximação gradual á última fase do asana,á posição final.
Pattabhi jois,constrói e difunde o estilo talvez mais praticado,em termos comparativos,hoje em dia pelo mundo inteiro.Ashtanga vinyasa yoga.É preciso não confundir este ashtanga vinyasa com a proposta de Patañjali.São coisas distintas com o mesmo nome,vá-se lá saber porque.Na Índia comentam-se certos estilos de yoga como "yoga fabricado para estrangeiros".
Praticamente todos os discípulos de swami sivananda saraswati que foram essencialmente para as Américas e Europa,swamis,Vishnudevananda,Krishnananda,Sivananda Radha,Satchidananda ,etc,fundam ashrams(mosteiros)nesses continentes,ou mesmo em solo indiano,em outras regiões que não os Himalaias,com é o caso de swami satyananda saraswati e sua ,bihar yoga bharati,de estudos avançádos de ciências yoguicas,com uma obra impressionante em pesquisa,pulicações etc.
O yoga entra assim noutra fase, a fase comercial.O seu aspecto mais superficial pode ser encontrado e "comprado" em ginásios,academias,ensinado em casa,se houver dinheiro para isso etc etc.Com a lei da oferta e da procura a invadir uma área em que tradicionalmente o ensinamento era passado de mestre para discípulo,o desenvolvimento de novas escolas e estilos é inevitável.Pesquisas ciêntificas sobre o funcionamento de suas técnicas,proposta de campeonatos de asanas,yoga da nudez,enfim com todos os diferentes aspectos que pode eventualmente tomar o yoga está definitivamente estabelecido no ocidente.
Com um pouco de discernimento podemos encontrar um bom professor de yoga,que seja compativél com a nossa forma de estar,e sem imposições,através de sua orientação alcançar o estado de yoga.
Seja através de Mantra,Bhakti,Jnana,Karma,Kundalini,Hatha,Kriya.....ou através de todos,fundidos numa gloriosa síntese, que os tempos reclamam e a que o yoga,de tão velho que parece vir do futuro,responde afirmativamente.
OM TAT SAT
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