Tuesday, April 12, 2011

Mais Patañjali...

 Ashtanga yoga,é uma das designações que a codificação da doutrina do yoga,que Patañjali apresenta nos Yoga Sútras,usualmente recebe nos meios yoguicos.Rája yoga(yoga real),yoga clássico ou simplesmente os aforismos ou sútras são simplesmente outras formas de tratar uma e a mesma coisa,o mesmo ensinamento.
A palavra ashtanga é composta por ashta,que é a palavra sânscrita para oito, e por anga,palavra que se refere a parte,elemento, componente.Então ashtanga yoga é uma combinação linguística,que em sânscrito significa,yoga composto por oito elementos,ou,as oito partes constituintes do yoga.
Os Yoga Sútras de Patañjali são compostos por 96 aforismos(dependendo da tranliteração aparecem traduções com mais ou menos aforismos)divididos por quatro capítulos(Páda em sânscrito)temáticos,são eles:1-Samãdhi páda 2-Sádhana páda 3-Vibhuti páda 4-Kaivalyam páda.
 É no segundo capítulo,Sádhana páda, que os oito angas(partes), constituintes do yoga prescrito por Patañjali,que sugerem o nome "Ashtanga Yoga", são enumerados,tal como o ensinamento referente aos primeiros cinco.
Os dois primeiros angas,Yama e Nyama, dividem-se em : cinco normas de convivência:-Ahimsa(não violência)-Satya( o uso da verdade)-Asteya(não roubar,em todas as suas formas)-Bráhmacharya(contenção)-Aparigraha(não posseção,desapego) que são os Yamas,e em outras tantas normas de aprefeiçoamento pessoal,que são:-Shaoca(limpeza e puirificação mental e física)-Santosa(tranquilidade mental,imparcialidade)Tapas-(esforço sobre si próprio,austeridade tendo em vista o objectivo)-Svádhyáya(estudo dos textos sagrados e com base neles estudo sobre nós)-Ishvara pranidhana(entrega,movimento para o grandioso)os Nyamas.
O treceiro anga prescrito por Patañjali é Asana,descrito como uma postura "estável e confortável".
Pranayama é o quarto anga.Pranayama é a expansão,destribuição do prana.É a ciência que nos possibilita o controle da energia cósmica através da respiração.
O quinto anga é Pratyãhãra  é o recolhimento da atenção,o controle dos sentidos.
Dharana(concentração)Dhyãna(premanência no estado de concentração alcançado por dharana)e Samãdhi(extâse),o sexto,sétimo e oitavo angas, respectivamente,são apresentados por Patañjali no terceiro capítulo ,Vibhuti pada,e descritos no seu conjunto por samyama.


Patanjali no primeiro capítulo,samádhi pada,introduz-nos aos pilares sobre os quais a prática do yoga assenta,abhyãsa(disciplina,prática constante)e vairãgyã(desapego).
No segundo capítulo,conhecido como o capitulo da prática,antes de nos apresentar os  oito angas,enumera as causas da agitação mental,kleshas,que são:-Avidya(ignorância,a origem de todas as perturbações)-Asmita(ego sem o sentido da totalidade)-Raga(apego ao que proporciona prazer e sofrimento na ausência)-Dvesá(aversão a qualquer coisa)-Abinivesha(apego á vida,medo da morte).
Qualquer um destes "conceitos"aqui referidos tão sucintamente,necessitam de uma anâlise demoradamente cuidada e detalhada.Todos eles  se interligam, de uma ou outra forma,e se comlpementam numa unidade de acção comportamental.
Os Yoga Sútras são uma leitura essencial para os yoguis de todas as tradições e um legado deixado á humanidade, por um dos maiores sábios que as escolas do pensamento indiano já produziram.


                                                      OM TAT SAT

No comments:

Post a Comment