Monday, April 11, 2011

Yoga e Patañjali

Patanjali goza da credibilidade de ter sido o codificador do yoga clássico.Este sábio indiano que viveu entre os sec.II e IV A.C. foi o autor do "YOGA SÚTRAS",obra de referência para todos os estudantes e praticantes de yoga.
Os sútras,ou aforismos são sínteses.São sabedoria concentrada em poucas palavras,para que possam assim ser mais facilmente memorizados.
Habitualmente estes aforismos eram elaborados no fim de longos períodos de debates,quando então um participante era convidado a produzir o amadurecimento das ídeias tratadas durante estes aguerridos confrontos linguísticos.
No primeiro aforismo dos YOGA SÚTRAS "atha yoganuçasana"(estes são os postulados mais elevados do yoga),Patañjali adverte-nos que estes ensinamentos não estão abertos a discussão,são para serem assim preservados,estudados, e sem sofrer qualquer tipo de desvirtuamento.
Após esta afirmação de autoridade,Patãnjali,dá-nos uma discrição cabal do que é o yoga : "yoga citta vrtti nirodhadh" yoga ,é o recolhimento dos meios de expressão da mente.
E porque deveriamos nós querer controlar a mente?
A mente é a causadora de toda a felicidade e infelicidade humana.É por natureza oscilante.
A agitação mental é induzida pela ilusão temporária dos sentidos,que iludem a mente a achar que vai encontrar a felicidade aqui ou ali,com isto ou com aquilo,desta ou de outra forma,escravizando-a aos prazeres materiais.E,na maioria de nós,a maioria das vezes é esta mente quem dirige as nossas vidas,usurpando o trono do verdadeiro ser.
Quando a livramos de preconceitos,desejos,gostos e aversões,estabilizando-a e canalizando-a para a sua origem torna-se clara,objectiva,pura ,e exprimentamos o ser,o verdadeiro,"eu".
Então o yoga é a filosofia prática,que através da estabilização mental nos leva ao controle de nossas vidas,e nesse sentido, é um instrumento da verdadeira auto-realização.
Patañjali nos seus sútras,indica-nos qual o caminho a tomar para a realização desse mais alto objectivo do yoga,kaivalyam,a auto-realização no absoluto,no eterno.

No comments:

Post a Comment