Wednesday, June 15, 2011

O TRISHULA DE SHIVA PASHUPATI

Trishula em sânscrito ou tridente em Portugûes,é a arma utilizada por Shiva para destruir a ignorância dos seres humanos.Assim ele é retratado como Shiva Pashupati, o Senhor de todas as criaturas.Na trimurti hindu,Brahma é o que cria, Vishnu o que preserva,e Shiva o que destrói.Destrói para renovar.
A simbologia da trishula encontra-se na relação entre as três pontas do tridente e os Gunas,as três qualidades da matéria; Sattva (equilibrio), Rajas ( movimento) e Tamas (inércia).Os Gunas estão isentos de qualquer tipo de conceito moral a eles associado,neste nível de comprênsão.
O Damaru,tambor em forma de ampulheta, representa o som da criação do Universo,o OM.
É com o som do Damaru e com o compasso da sua dança,tândava,que Shiva marca o ritmo cósmico da criação e dissolução do Universo.
Shiva é a figura, do panteão hindu de Deuses,que mais têm influenciado e inspirado os yogues e as yoguinis.O yogue começa por buscar sattva,e termina quando transcende todos os três gunas,todas as qualidades da matéria,o estado que os Nathas,compiladores e criadores do hatha yoga, definem como: "quando o yogue encontra Shiva dentro dele",que é o objectivo final de todas as práticas yogues.

                                                                  OM NAMAH SHIVAYA

No comments:

Post a Comment