Sunday, June 5, 2011

Permacultura

Em muito boa hora resolvi pedir ao amigo Francisco Antunes (Xiquinho) que me conta-se sobre permacultura.
A idéia de fazer umas perguntas elucidativas sobre o tema,que pudessem ser úteis tanto a mim como ao amigo leitor,foi amplamente enriquecida pela idéia do Xico de se fazer a entrevista no terreno,onde pude para além de ouvir,ver e sentir aquilo que as palavras não transmitem; A vibração do lugar.O lugar é mágico como o xico me ia dizendo pelo caminho.O sítio é completamente vibrante nada parece fora do lugar.Caldeirão, o nome dum hectar e tal de terreno,poderia ser o caldeirão da poção mágica do Panoramix, pois a força que emana do local é sobrehumana,ou melhor dizendo não têm quimicos.Alías Tomé, filhote do Xico, recebeu-nos completamante agitado, com a preocupação, a que a idade de sete anos confere legitimidade,sobre o facto de nas suas palavras"ter acontecido uma grande desgraça"pois tinha avistado alguém a pulverizar um terreno circundante.Deu para ver que não estava a ser levado para um logro,que estava perante alguém que vive o ensinamento no presente,garantindo-o no futuro através da "passagem de testemunho" para as gerações vindouras.
O portão que marca o ínicio do caldeião não têm como função barrar a entrada nem demarcar limites de propriedade,serviu o propósito de tranquilamente pedir para que não se fizesse ali mais motocross,até porque desde que cheguei até relutantemente me despedir não parei de ver pessoas,entre adultos e muitas crianças ,a usufruir tranquilmente do local,cumprindo a tradição do dia da espiga.
Entre a construção de um galinheiro,feito e estratégicamente colocado como manda a permacultura,os amigos do casal que iam passando na azáfama da espiga,a Sofia,companheira de sempre do xico, os dois filhotes,a Noa e o Tomé, os cães,e as duas novas habitantes do Caldeirão,duas galinhas (a canja e a cabidela) que o Xico comprou quando saiu do seu "trabalho/emprego" atual (instrutor de surf) lá começamos a entrevista própriamente dita.

1-Pergunta-O que é a Permacultura?
Resposta-É um sistema de planeamento da vida.É partilha entre a natureza e entre os índividuos.Um dos pilares da permacultura é a dádiva do excesso de produção.Dás e recebes,e isto não têm de ser necessáriamente num sistema de troca directa, o que não têm lôgica é deixar apodrecer,ou estragar os produtos.Há imensas definições,para mim é planear a vida de acordo com a natureza.

2-Pergunta-Por que Permacultura?
Resposta-A permacultura dá-nos uma solução para o Planeta,e consequentemente uma solução para o futuro dos nossos filhos.

3-P-O planeta agradece?
R-É uma das soluções para o Planeta.O grande problema do petróleo,ou a falta dele, o problema da extracção desenfreada do chamado sangue negro é uma das grandes contemplações da permacultura onde todo o trabalho no terreno é efectuado sem o mínimo consumo de petróleo.

4-P-O permacultor sente-se numa missão?
R-Sim,eu sinto.Fala-se imenso nisso.A minha vida ganhou mais sentido.Os meus colegas instrutores de surf sonham ,e vão para a Indónesia com o dinheiro ganho no fim da temporada,épa eu também gostava mas o que me faz sentido neste momento é isto,este trabalho que estou a desenvolver em prol dos meus filhos,do Planeta.Isto não é uma crítica a quem vai viajar,liberdade de expressão é outro dos meus pilares,que por acaso também é da permacultura.


5-P-O que quer dizer permacultura?
R-Cultura permanente,Em todos os níveis em que concebo a permacultura;isto é tanto na agricultura como no convívio como na interajuda e por ai vai.É uma cultura em que tanto nos momentos de festa como nos outros, quando há necessidade, valoriza a permanente ajuda,o estar disponível.


6-P-É uma doutrina?
R-Não com a conotação negativa que esse termo trás,por vezes, associada.Há espaço para todos e para todas as ídeias.O que é bom para ti pode não ser bom para mim ou para o terreno que estou a cultivar.
É na calma da troca de opiniões que se faz a luz.


7-P-Não sendo doutrinária é inegavél que têm toda uma filosofia subjacente que transcende a mera agricultura,acroecologia ou agricultura biolôgica.Sais do campo e deixas de ser permacultor?
R-Não.É uma atitude perante a vida.Não és somente um agricultor no sentido estrito da palavra.Trazes sempre contigo uma "preocupação"ambiental e do ambiente no sentido de convivio.Por exemplo,se os jardins das camâras municipais fossem transformados em hortas comunitárias, acontecia uma poupança enorme na água utilizada nas regas (a relva por exemplo exige enormes quantidades de água para ter o aspecto fresco e viçoso), além de todo o convivio saudável que essa medida proporcionaria as populações, criando elos de interesse comuns entre as pessoas, aproximando-as,já para não falar na comidinha saudável a que tinham acesso.Ainda a propósito de água, ja pensaste no que se aproveitava de água quando chove se,se aproveitassem as calhas ja existentes nas casas e prédios,para a reconduzir?Bastavam umas pequenas modificações.É este tipo de coisa que trazes contigo e te leva a olhar para tudo de modo diferente.


8-P-Quando introduzi a palavra "permacultura" no motor de busca,na net,apareceram-me coisas como: "...é um método holistico....", "mandala da permacultura", "...tomar responsabilidade pela sua existência....","Os pilares da permacultura são:cuidado com a terra, cuidado com as pessoas, repartir os exedentes" etc. São conceitos que nos reportam a ambientes como os do budismo, do yoga, movimentos de uma nova vaga de espiritualidade,movimentos neohippies e por ai vai.A permacultura é uma fusão de todos estes conceitos e movimentos?Também uma parte bastante expressiva da população interessada na permacultura é referente a estes meios.Como explicas essa interdisciplinariedade?
R-Sim.Desses e ainda outros.Bill Mollison (o pai da permacultura) viajou aproximadamente 30 anos pelo mundo recolhendo em vários ambientes variadas técnicas e formas de estar,fundindo o melhor que ia encontrando.Isto de certo modo reflecte o constante dinamismo cíclico que a natureza e o seres estão sujeitos,e a sua integração ao melhor que cada um deles nos pode proporcionar tendo em vista a total harmonia com o planeta,fazendo de tudo isto um organismo único.
Em relação á interdisciplinariedade parece-me que nesses meios é onde encontras pessoas com maior sensibilidade ao problema do Planeta.Têm a ver com uma nova,e necessária consciência planetária-


9-P-O discurso yogue "somos todos um único ser" faz então sentido na permacultura?
R-Completamente.Só faz sentido.Somos um todo.Permacultura é a cultura da totalidade,do todo,e nós seres humanos desligamo-nos disso.A permacultura é um remédio para a falta de humanidade.


10-P-Achas que é um modismo,uma moda passageira?
R-Espero que não,tenho medo que sim.Encontras muitos teóricos,gente que fala muito e pratica pouco ou nada.Não me compreendas mal,passar ensinamentos aos outros,principalmente quando são coisas úteis e comprovadas é ótimo,que hajam cada vez mais desses teóricos,agora,já encontrei gente com opinião de aumentar os preços dos cursos de formação e informação sobre  a permacultura como medida seleccionatória de pesssoas.


11-P-Neste momento dirias que a perma está num movimento em fase crescente,descendente ou estagnado em termos de popularidade?
R-Tanto quanto me é dado a preceber eu diria crescente.Até pelos meus amigos eu recebo esse feedback.Há uns anos quando começei a falar nisto a idéia geral era que me tinha passado dos carretes(risos).Agora quando me vêm fazer uma visita já levam uma alfacezinha para casa (mais risos).


12-P-Os "espertalhões" de plantão já tão de olhos postos na perma para facturar?
R-Sim.Já se aproveita este nicho de mercado para facturar;alguns cursos extra valorizados etc, etc.


13-P-Como é isso de juntar o ensinamento antigo a novas têcnologias?
R-É bem vinda a tecnologia não pluente e autosusentável.Agora tudo aquilo que se utiliza do petróleo por exemplo...o problema do petróleo é enorme,para já vai acabar e a factura de deixar espaços vazios no subsolo para criar espaços na atomosfera,tipo a poluição,o buraco de ozono,etc, vai ser enorme.


14-P-O planeta ainda têm esperança?Tempo?
R-Sim.Se não acreditasse não estava a fazer isto,estava na Indonésia com a família a apanhar altas.


15-P-O que é o manejamento ecolôgico do solo?
R-Eu estou constantemente a "criar mais terra",humus,a formar novo solo.Este é o objectivo.O objectivo não é mexer e remexer a terra,não fazes nada ou o mínimo possivél nesse sentido.


16-P-Quais os maiores desafios que o permacultor enfrenta para alcançar uma agricultura socialmente justa e ecolôgicamente correta?
R-Ciclos.Têns a altura certa para plantar morangos ou batata por exemplo,que pôr acaso é a altura certa para o organismo humano consumir esses produtos.Está tudo interligado.Nesse sentido combater o modismo de consumir tudo em qualquer altura do ano,completamente anti-natura,e arranjar bastantes variedades antigas de sementes são desafios enormes.Épa é restaurar o antigo, não deixar morrer as coisas.


17-P-Estou a pensar em agricultura de escala.É possivél obter maior produtividade preservando a qualidade e também o meio ambiente?
R-Sim é possivél mas não é esse o objectivo.A ideia é no maximo,em caso de exedentes abastecer os mercados locais não as grandes superfícies.Start small é um conceito utilizado na permacultura, que se encaixa perfeitamente em todas as suas nuances.É uma outra dinámica de chegar ao todo.(por momentos fui transportado para os himalayas onde estava a ouvir um mestre yogue:))



18-P-Qual é a posição do estado,do ministério da agricultura perante a permacultura?Existe algum tipo de subsidio,alum tipo de apoio?
R-Não há posição nem do ministro,António Serrano, nem de nada.É como se não existisse cá em Portugal.Aposta-se na importação de produtos deslavados sem gosto e quimicócontaminados.


19-P-Existem muitas quintas,ecovilas, em Portugal?E no Mundo?
R-Existem muitas Mundo afora e começa a haver em Portugal.Existem food forests (floresta de comida é um nome porque simbólicamente é conhecida tambem uma quinta de permacultura) implementados com 30 anos de resultados a provar que é possivel.

20-P-Existe um "slogan" ecolôgico que diz:if it was yellow let it smellow if it was brown flush it down",especificamente relacionado com a falta de água e com a pegada ecolôgica de cada individuo.Queres comentar?
R-Diria que a urina é um bom insecticida e fertilizante e que as fezes são estrume.As excreções de um individuo saudavél reflectem exatamente essa opção de vida ao passo que as de alguém que se alimenta e se cuida mal demonstram exatamente essa posição.Existe bom e mau estrume.É exatamente a lôgica dos redis de gado que iam mudando de posição para adubar e estrumar toda a extensão de terra.


21-P-Como é que o cooperativismo vê a permacultura?
R-Essa é a cara,que não têm cara, a combater.É o oposto.Abastecer o comércio local é o oposto da globalização que visa o lucro desenfreado a qualquer custo.


22-P-E as semente monsanto?
R-A semente monsanto não germina.Isso quer dizer que para a proxima semeadura têns de comprar mais.Além disso cobre todas as outras polinízações que possam acontecer num raio de acção ainda bastante acentuado.É o homem a querer ser Deus.A permacultura quer a polinízação aberta,Mas não é só a monsanto,essa foi a que ficou mais conhecida,á mais.


23-P-Voltando a uma esfera mais pessoal,já nos conhecemos há uns anitos portanto sei que és surfista de coração e que a tua formação escolar passou por uma escola agrícola.Como apareceu a permacultura na tua vida?Estableces alguma relação da perma com o surf?Como interligas as coisas?
R-Sempre tive o sonho de ter uma terra.Ainda nem sabia o que era permacultura e já só dava blota aos porcos.Um belo dia a Sofia descobriu umas coisas na net,era a perma.Foi o fio de luz que uniu o sonho com a saúde familiar.O surf e a perma são ambos a mesma coisa, união com a natureza.O ano passado dei por mim tão envolvido com a perma, a ir buscar lá tanta compensação,ou seja integração com a mãe natureza, que a viver encostado ao mar surfei umas 10 ou 15 vezes(risos).


24-P-E em relação ao crescimento pessoal,como ser humano consciente, a permacultura  têm tido alguma influência nesse campo?
R-Cresci muito nesse campo.talvez por analogia.Era uma pessoa agressiva,agora sinto-me muito mais calmo,mais feliz.Esta constante interacção com a terra,este retomar da ligação com a natureza,que no surf também têns, mas o facto de cultivares,veres crescer...É como te disse surfei umas 10 vezes o ano passado.


25-P-Achas que o Gandhi foi um dos mais famosos permacultores?
R-(risos)Mas sim,acho.


26-P-É comum o permacultor ser vegan ou vegetariano?
R-Épa eu acho que se come muita carne.Não podes generalizar.Não se pôde dizer que,em traços gerais,para seres permacultor têns de ser vegetariano.


27-P-Como é que foi a adaptação da família,do núcleo duro familiar, á permacultura?
R-O projecto é muito trabalhoso.Há muita interajuda e isso ainda reforça mais os laços familiares.O projecto é familiar.


28-P-Como é que faço se viver num apartamento e não tendo espaço quero dedicar-me a permacultura?
R-Permacultura é consciência.Á livros e material editado sobre permacultura urbana.Podes por exemplo na varanda ganhar espaço empilhando as prateleiras com os produtos ,quais jardins flutuantes,não ficas autosuficiente mas,start small.Podes poupar água nos autoclismos,torneiras a pingar,banhos de imersão,fechar a torneira enquanto lavas os dentes ou fazes a barba..etc etc.A permacultura pode ser feita em todo o lado.Estive a ver umas coisas que fizeram a partir de um deserto de ficar de boca aberta.um óasis a partir da areia e do sol escaldante.Acho até que encontras isso na net.


29-P-Aconselhas alguns autores a quem queira tomar contacto, ou aprofundar sobre permacultura?
R-A maior parte da literatura é em inglês.Bill Mollison,australiano,têm coisas publicadas em Portugûes do Brasil.Encontras bastante material publicado em Brasileiro,mas a literatura  do Bill é a Biblia(risos).


30-P-Concelhos que possas deixar a quem estiver interessado em saber mais sobre permacultura?
R-Pesquisem na internet,mas uma pesquisa cuidadosa e séria.Dirijam-se a associações ou a pessoas individuais e façam as perguntas que acharem necessárias,um verdadeiro permacultor terá todo gosto em vôs elucidar.Começam a existir com alguma regularidade workshops e cursos de introdução ou aprofundamento a permacultura.

31-P-Para terminar queres dizer algo?
R-Pesquisem e evoluam,mas essencialmente durante o processo divirtam-se.


Como é que uma entrevista sobre permacultura vêm parar a um blogg dedicado ao yoga,pode ser a pergunta de alguns leitores.No meu ponto de vista yoga é união,como a raiz da própria palavra sugere,mas caso o leitor necessite de um ponto de partida pode pegar em ahimsa,um dos primeiros valores ético/morais prescritos em todas as linhas yogues.Ahimsa é não violência e uma porta de entrada para o amor universal.
Um swami bastante conhecido,swami Dayananda compartilha conosco uma experiência bastante elucidativa,que copiei do site "yoga pro":
"Quando você se preocupa pelo meio-ambiente, por exemplo, por menor que seja a ação que você faz, ela tem um eco, tem um resultado.
Quando eu era criança e morava num vilarejo do interior de Tamil Nadu, eu costumava andar pelas plantações, à pedido da minha mãe, que dizia que as plantas tinham que me ver, tinham que me sentir.
Ela dizia que eu tinha que cuidar, tinha que me preocupar com o bem-estar das plantas daquele lugar, que era nosso.
Essa tarefa que ela me encomendava é uma expressão de amor, ela me ensinou a amar as plantas dessa maneira. Ela tinha razão: era muito sensível, simples e tinha valores. Isso foi importante para minha formação."
Neste nível de consciência, só existe união se existir amor,e amor é ,também, não-violência.Não violentares o Planeta é uma alta expressão de respeito e de amor,por ti e pelos outros.
Resta acrescentar que o Francisco realiza um trabalho ativo também no campo da divulgação e instrução da permacultura,tendo trazido a Portugal alguns woorkshops com ativistas da perma,e estando presentemente a facultar um curso teórico/prático na ANIMAR,na Praia da Areia Branca.


                                                                                               OM TAT SAT

1 comment:

  1. Zé, muitos parabéns pelo teu blog.
    Adorei esta entrevista com o Xico sobre a Permacultura.

    Continua Zé, a tua partilha é óptima!

    Abraço,

    Rafael

    ReplyDelete