Tuesday, December 6, 2011

MARICHYASANA

MARICHYASANA



Marichyasana.Este asana foi dedicado ao sábio Marichi.Diz a tradição que seu pai foi Brahma,o criador do universo e seu neto Surya,o deus solar doador da vida.
A prática regular desta asana alonga todo o corpo rejuvenescendo-o.É um asana de torção da coluna vertebral.Marichyasana aumenta os níveis energéticos álem de massagear e tonificar os orgãos abdominais.Melhora o funcionamento do fígado,do pâncreas,do baço,rins e intestinos.Reduz a gordura na zona da cintura,alivia lombalgia assim como dores nas costas.
É um asana muito completo,atua principalmente na saúde da coluna vertebral,proporcionando-lhe flexibilidade,alongamento e maleabilidade.
A coluna vertebral é o nosso Axis mundi,é através da sua manutenção e correto funcionamento que poderemos têr uma vida com qualidade.

Execução:
Partindo de Dandasana,sentado com as pernas esticadas e coluna erecta,dobre a perna direita de forma a que o calcanhar direito toque a nádega direita.Exalando traga o braço esquerdo de forma a que o cotovelo fique em contacto com a parte exterior do joelho direito e em movimento contínuo faça-o rodear o joelho.Traga o braço direito,que esteve apoiado no chão a dar sustentação a todo o processo,por trás das costas até o pulso ser agarrado pela mão do braço esquerdo(agarre primeiro os dedos,depois a palma da mão até chegar ao pulso).Agora levante todo o torso e faça-o rodar á direita.Vire a cabeça também á direita,olhando por cima do ombro.
Premaneça na pose por aproximadamente 30 segundos,ou o tempo que for confortável,fazendo respirações completas e profundas.Tenha sempre atenção em não comprometer a coluna,endireitando-a o máximo possívél.
Desfaça a postura inalando e enquanto retém a inalação vire a cabeça para a frente,a sua esquerda,exale soltando as mãos e retorne a Dandasana,a posição inicial.Agora repita todo o processo para o outro lado.
Este é o Marichyasana.
                                                                                    OM TAT SAT



                                                                                                                                                                                                                    


       

No comments:

Post a Comment